UTILIZANDO O TECLADO MATRICIAL MEMBRANA 4×3 (12 Teclas) COM ARDUINO E IDENTIFICANDO QUAL TECLA FOI PRESSIONADA “DE FATO” VIA MONITOR SERIAL (UTILIZANDO BIBLIOTECA EXTERNA)

Arduino Uno e Teclado Membrana 12T - 4x3

Utilizando Teclando Membrana 12 Teclas com Arduino

 

Este teclado de 12 Teclas, organizadas em 4 linhas e 3 colunas (tipo 4×3), é um componente do tipo membrana (onde internamente encontramos os famosos “push-buttons”), que pode fazer interface com o Arduino e é muito utilizado para entrada de dados. Veja foto exemplo abaixo:

 

Teclado Membrana 12 Teclas e Arduino

Arduino + Teclado Matricial 4×3 (12 Teclas).

 

  • PINAGEM TECLADO MATRICIAL 4X3 TIPO MEMBRANA:

 

  • Conexão do Teclado Matricial Membrana ao Arduino UNO:

    Arduino Uno e Teclado Membrana 12T - 4x3

    Utilizando Teclando Membrana 12 Teclas com Arduino

     

      💡 Observação Importante: Como estamos trabalhando com chaves, podemos usar no circuito três resistores “pull-up” nos pinos 8, 9 e 10, ou ativar os resistores pull-up do Arduino via software ( para isso basta depois de configurar o pino digital como “saída/OUTPUT”, então resta apenas setar tal pino digital do Arduino para nível alto/HIGH ).

 

  • → Veja um pedacinho de código de exemplo abaixo:

 

E então pessoal, bacana né?! Fiquem a vontade em comentar e claro, postar suas próprias opinões! 😉

Mas ainda não terminamos, vamos ao programa, que utiliza a biblioteca “Keypad” (download) encontrada na seção de Playground da página oficial do Arduino. Utilizando esta simples mas elaborada e open-source biblioteca do Arduino, nosso programa fica bem mais “light”, tipo “cristal clear”, risos, pois a biblioteca se encarrega de definir quais pinos são de entrada e saída, como é feita a ativação dos resistores pull-up, etc.

No código fonte (muitas vezes e por muitos chamados de “programa”, sem qualquer mudança de foco), devemos então informar apenas quantas linhas e quantas colunas tem o nosso teclado (linhas 9 e 10 do programa), quais os pinos utilizados (linhas 22 e 24), e também alterar a matriz de caracteres, entre as linhas 15 e 18.

Vamos agora mostrar o código fonte do programa a ser gravado na memória do microcontrolador Atmel da placa Arduino UNO R3 para que o Teclado 4×3 funcione de acordo ao que desejamos (e “codificamos/programamos”). 😉

Para isso iremos utilizar um código fonte de autoria dos amigos do site Arduino & Cia (http://www.arduinoecia.com.br), que é exatamente como o que se segue abaixo:

  • DETALHE IMPORTANTE: Esse programa mostra no MONITOR SERIAL a exata tecla que foi pressionada, de acordo com o que foi definido na matriz de caracteres matriz_teclas, veja imagem abaixo:

Com pequenas alterações, este mesmo código, sofrendo pequenas modificações (ou mesmo profundas) e aprimoramentos, pode ser utilizado para trabalhar com outros tipos de teclado, como por exemplo o teclado membrana matricial (keypad) do tipo 4×4.  :mrgreen: 

Por aqui vamos finalizando pessoal…e aí, o que acharam?  🙄 

Espero de verdade que tenham gostado e que a partir daqui consigam elaborar programas, circuitos e projetos muito mais legais e elaborados! Ahh, só não esquece de voltar aqui para compartilhar com todos um pouquinho do seu próprio conhecimento!!!  😀 

Rodrigo Costa
Sigam-me

Esse espaço é Seu! Comenta Aí! ;-)