KIT: MÓDULO REGULADOR DE TENSÃO, PROTOBOARD, JUMPERS E FONTE 9V/1A

Kit Maker: Tensão Regulada 3,3V

Kit Maker: Tensão Regulada 3,3V

 

Fala Pessoal! Tudo bom?  😉 

Hoje vamos falar sobre um Kit de eletrônica muito interessante, e principalmente, muito útil em nosso dia a dia de “Makers” de novas criações, desenvolvimentos e prototipagem. Vejam uma “prévia” na fotografia abaixo:

Kit_Protoboard_Completo

Kit Completo: Módulo Regulador de Tensão + Fonte 9V/1A + Protoboard + Jumpers

 

O Kit é composto (além de outras coisas), por uma pequena placa de circuito eletrônico, na realidade um pequeno módulo regulador de tensão, que sendo alimentado com a fonte de 9V (que também acompanha o Kit), automaticamente, de forma simples e clara, nos permite obter 2 tensões de saída distintas e já reguladas: 5VDC e 3,3VDC (diretamente nos barramentos de alimentação da protoboard).

 

Bom, vamos ver então o que vem no Kit:

  • (01) Módulo Regulador de Tensão (3,3V e 5V – Modelo MB102);

  • (01) Protoboard contendo 830 pontos com 2 barramentos de VCC/GND;

  • (65) Jumpers (variados tamanhos e cores);

  • (01) Fonte Bivolt 9VDC/1A.

Agora que já conhecemos os componentes que acompanham o Kit, vamos observar alguns detalhes e características deles:

    • Fonte de Alimentação: É uma fonte de alimentação AC/DC bivolt, podendo assim ser utilizada tanto na rede de energia 110V como 220V. É uma fonte do tipo chaveada, ou seja, utiliza modulação por largura de pulso (PWM) para maior eficiência energética. Na saída tem um plug padrão do tipo Jack (P4) para fácil conexão. *Detalhe: A fonte conta com LED indicador ON/OFF.

Fonte de Alimentação Kit - 9V/1A

Fonte de Alimentação Kit – 9V/1A

 

    • Protoboard: Também chamada e/ou conhecida como matriz de contatos, breadboard, etc. a protoboard que acompanha o Kit, possui 830 pontos disponíveis para conexão, permitindo construir circuitos de tamanho considerável por conta de sua área disponível (16,5 x 5,5cm), além de contar com 2 barramentos de lados opostos para alimentação (VCC/GND), que em nosso caso permitirá, por conta do “módulo regulador de tensão”, obtermos uma linha de 5VDC e outra de 3,3VDC na mesma protoboard.

Protoboard

Protoboard

 

    • Jumpers: São os pequenos pedaços de fios/condutores maleáveis, de corpo encapado e pontas firmes (que ficam “amostra”), para podermos interconectar as devidas partes de um circuito eletrônico. Neste Kit contamos com 65 jumpers de variados tamanhos (de 10cm até 30cm) de comprimento, além de cores variadas, o que facilita (e muito) na separação e identificação das etapas do circuito.

Jumpers

Jumpers

    • Módulo Regulador de Tensão (MB102): Bom pessoal, este com certeza é um dos componentes mais importantes que compõem nosso Kit, poderíamos até dizer, que é o “coração” de todo o conjunto.

Módulo Regulador de Tensão - 5V e 3,3V

Módulo Regulador de Tensão – 5V e 3,3V

 

Vamos conhecer as razões para tal importância:

Além de oferecer 2 entradas para fonte de alimentação externa (plug P4 e USB), esta pequena plaquinha se encaixa perfeitamente e de forma alinhada aos barramentos de alimentação da protoboard (VCC/GND), de forma que, a montagem fica muito “limpa”, e convenientemente obtemos até 2 tipos de alimentação simultânea na protoboard (5V ou 3,3V) sem necessitar de circuito divisor de tensão ou outro CI externo para obtermos os 3,3V. Estas 2 linhas de tensão distintas, são possíveis graças aos dois reguladores de tensão (5V e 3,3V, lineares e do tipo SMD) existentes na placa. Estes pequeninos reguladores, podem suportar uma corrente de carga de até 1A, de acordo à sua folha de dados (datasheet), além de serem considerados reguladores de tensão de alta eficiência, por possuírem alta capacidade de regulação (mesmo trabalhando com baixas tensões).

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES!  😯 

Pessoal, agora que já revisamos todos os componentes que vêm no Kit, vamos falar de mais alguns importantes detalhes sobre a plaquinha “coração” (módulo regulador de tensão): esta placa (modelo MB102), possui um mini-interruptor embutido para facilitar e tornar conveniente ligar ou desligar a alimentação do módulo/sistema/circuito. A placa possui também um pequeno LED de serviço, justamente para indicar o estado de funcionamento do módulo (On/Off).

Analisando o circuito eletrônico da “placa fonte”, vemos que para garantir maior confiabilidade e segurança ao módulo, o circuito conta com um diodo retificador (do tipo SMD, que além de retificar a tensão, também atua como protetor contra inversão de polaridade) e um capacitor eletrolítico na entrada dos CIs reguladores de tensão (5VDC e 3,3VDC respectivamente), visando assegurar e manter constante a tensão de entrada nestes circuitos integrados, e consequentemente, garantir excelentes níveis de tensão regulada nas saídas da placa.

Ahh Pessoal! Também não poderia deixar de mencionar para os “makers” de plantão  😎 , que no módulo, além dos 2 barramentos que vão conectados à protoboard para alimentar as “linhas de VCC/GND”, também estão disponíveis 4 jumpers de saída 3,3VDC e 5VDC respectivamente. Com isso temos a disposição ainda mais saídas oferecendo tensões reguladas!  😀 

Bom, e pra finalizar, com certeza este Kit vai facilitar (e muito) a nossa prototipagem daqui pra frente, pois por exemplo, para alimentarmos o popular módulo wireless (WiFi) ESP8266 (que requere uma tensão de 3,3V), e um motor de passo de 5V com drive ULN2003, tudo fica muito mais simples, fácil e acima de tudo seguro!  💡 

 ❗ Deixo minha gratidão ao pessoal do Baú da Eletrônica que gentilmente ofereceu este Kit pra gente poder fazer essa espécie de review sobre!  🙂 

Espero que tenham gostado! Comentem!  🙂 

E vamos continuar Compartilhando Conhecimento Pessoal!

 

Rodrigo Costa
Sigam-me

Esse espaço é Seu! Comenta Aí! ;-)