Fala Pessoal! Como vão Todos Vocês?! 😀
Desejo do fundo do coração que Todos estejam muito mais que BEM! 😉
Bom, neste artigo, neste post, falamos um pouco e também descrevemos maiores detalhes sobre o Sensor de Vibração SW-420 em si e também sobre a sua “interface”/(conexão) com o nosso Arduino, ou qualquer outra placa Arduino compatível – E aí, que tal a nossa placa Roduino?! 😎 (não pense que este projeto está limitado ao Arduino UNO, muito pelo contrário, sua imaginação e vontade de “Criar e Desenvolver” são o “céu e o verdadeiro limite”! 💡
O sensor SW-420 tem certas características, como por exemplo, a de que quando a “intensidade de vibração” está com “um valor” abaixo do valor ajustado no Trimpot (tipo de potenciômetro que permite a regulagem da resistência para o sensor de vibração), o mesmo coloca sua saída em Nível Lógico Alto (HIGH ou 1), e quando a intensidade de vibração ultrapassa a “faixa estipulada no trimpot”, então a saída do sensor SW-420 fica em estado Nível Lógico Baixo (LOW ou 0).
A saída digital (DO – Digital Output) do sensor SW-420 pode ser conectada diretamente a placa Arduino ou qualquer outra compatível, além de que podemos ajustar sua sensibilidade através do Trimpot (potenciômetro) presente no módulo do sensor de vibração SW-420.
Vamos observar os principais elementos (componentes eletrônicos) presentes no nosso módulo Sensor de Vibração, modelo SW-420:
COMO “INTERCONECTAR” NOSSO MÓDULO SENSOR SW-420 COM NOSSA PLACA ARDUINO?! 🙄
Olhando pra imagem acima, vamos então conectar o pino VCC do módulo SW-420 diretamente ao pino de 5V da placa Arduino, ligar o pino GND (Ground) ao também pino de Ground (GND) da placa Arduino (ou sua compatível – RODUINO V.2 por exemplo) e finalmente conectar o pino DO (Digital Output) do sensor SW-420 diretamente ao pino D3 (pino digital) e devidamente configurado como INPUT (entrada) da placa Arduino ou qualquer outra compatível (ATMEL ATmega328P).
Caso seja necessário, é possível realizar a calibração do módulo através de um pequeno Trimpot que vai diretamente “ligado” a um CI LM393 (que é na realidade um verdadeiro e preciso dentro de suas características comparador de tensão duplo) e dessa forma realizarmos a calibragem (caso a gente queira ou necessite) modificar o “limiar de tensão” que já vem previamente calibrado de fábrica.
A calibração serve para o ajuste do limiar de sensibilidade que “será sentido pelo MCU (Atmega328P)” da nossa placa Arduino (Roduino).
Especificações Técnicas do Sensor de Vibração SW-420:
–> Tensão de Operação: 3,3 ~ 5VDC
–> Saída Digital
–> Comparador de Tensão que utiliza o Circuito Integrado LM393
–> LED indicador de VDC
–> LED indicador de DO (Digital Output ou traduzindo, Saída Digital)
Configuração dos Pinos do Módulo Sensor SW-420:
–> VDC: 3,3 – 5VDC
–> GND: GND (Terra)
–> D0: Saída Digital
VIDEO mostrando todos os detalhes deste post! ❗
O conteúdo foi útil Pessoal?! 🙄
Espero MUITO que SIM! 😀
Gratidão Eterna! 💡
- Medindo e Monitorando a Temperatura com Arduino (Sensor LM35) - 5 de setembro de 2021
- Controle de Cargas através de Entrada Analógica com Arduino - 30 de agosto de 2021
- REVIEW E DICAS – ALICATE AMPERÍMETRO (UNI-T UT210E PRO) - 28 de agosto de 2021