Fala Pessoal! 😀
Me chamo Rodrigo Costa, tenho 30 e poucos anos de idade e sou natural do estado do Rio de Janeiro, apesar de não viver aí há bastante tempo já. Atualmente vivo na região norte deste nosso enorme Brasil. (Ah, mas tenha certeza que essa foto aí acima não foi tirada no Norte não hein! Eu usando roupa de frio no Norte do Brasil? Nem dá pra imaginar)! risos 🙂
Tenho formação técnica em Eletrônica Analógica com ênfase em Eletrônica Digital e estou registrado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado da Paraíba – CREA/PB.
Desde que comecei a estudar Eletrônica (o que se iniciou lá nos primórdios dos anos 2000 por mera e simples curiosidade de como fazer para ligar um LED), primeiramente quase enlouqueci olhando para os infinitos “esquemáticos de circuitos eletrônicos” (e olha que naquela época o tema micro-controladores ainda estava iniciando… o.O)! Mas ao mesmo tempo, aquela “rede de linhas” e “desenhos estranhos” me chamavam e mantinham minha atenção e foco aí por inúmeros minutos (até mesmo horas!), analisando como tudo aquilo (todas aquelas linhas interconectadas) faziam o tal aparelho funcionar na realidade.
Bom, para resumir um pouco da minha própria história pra vocês (tomara que não seja entediante, 🙄 ):
- Desde que tive a vontade de fazer um simples diodo emissor de luz (LED) acender, utilizando como fonte de energia a fonte interna do meu antigo PC, então a partir daí, tive que buscar informações de como realizar tal feito na prática! Muitos de nós hoje em dia (mais ou menos o pessoal ainda menor que os 20 anos de idade) pode pensar que essa simples tarefa (acender um LED) é fácil demais de ser realizada na prática (e realmente pode ser), porque atualmente a internet é um gigantesco banco de dados universal, onde de tudo e qualquer informação (ou quase) pode ser encontrada rapidamente e no conforto de nosso lar. Ainda bem que hoje em dia isso pode ser verdade (maravilhosa oportunidade temporal), mas lá no início dos meus estudos sobre Eletrônica, nada era tão fácil e rápido assim.
- Depois de tudo que já contei acima, risos, consegui fazer o tal LED acender (um LED azul de alto brilho, que na época era algo nunca jamais visto pelo público comum como eu) e o posicionei na antiga baia de disquete (sim, fiz um mini-furo no plástico frontal da baia) do gabinete daquele computador!
- Pessoal, depois daquele feito, (sim, o simples ligar de um LED) vocês não fazem ideia do quanto fiquei feliz na época e enormemente motivado para continuar estudando o mundo fantástico da ciência eletrônica e o quanto também continuei naqueles tempos tentando entender e “digerir” aquele amontoado de linhas, desenhos, símbolos, conexões, etc., que eu lia e observava atentamente nos livros e revistas. (os famosos esquemáticos de circuitos eletrônicos).
- A partir daí tive a oportunidade de adquirir o meu primeiro manual real sobre eletrônica, componentes eletrônicos, circuitos eletrônicos, pequenos projetos, datasheets (folha de dados de componentes eletrônicos), e muito mais, tudo isto “embutido” numa grande revista ou manual chamado “Manual Básico de Eletrônica para Iniciantes” (se cometi algum erro no nome deste fabuloso manual para iniciantes na eletrônica, por favor, sintam-se a vontade em me escrever e solicitar a correção) escrito pelo grandioso autor de artigos, livros, revistas, blogs, sites, e tudo mais sobre eletrônica, gigante professor brasileiro, conhecido mundialmente e respeitado de todos os tempos: nosso querido e estimado Sr. Newton Braga.
- Então, depois de tudo isso, decidi estudar de fato a ciência eletrônica. A partir daí levei tão a sério o assunto que me formei como Técnico em Eletrônica Analógica com ênfase em Digital depois de quase 4 anos (contando o período de estagiário em empresa da área formada) e certo tempo depois, busquei dar entrada no meu registro funcional junto ao órgão competente – CREA para oficializar minha formação e competência perante a sociedade.
- Conseguido meu registro junto ao CREA/PB oficializei meu amor, respeito e gratidão perante a minha (nossa) maravilhosa e fantástica ciência chamada Eletrônica (não importa de verdade se eletrônica analógica e/ou digital) 😉
- A partir de toda esta “formalização” (estudos, técnicas, circuitos, projetos, provas, testes, erros, curto-circuitos, etc), que sabemos ser necessária aqui no Brasil para a devida comprovação profissional nossa perante o Estado e Sociedade Civil, então pude “de fato” iniciar minha nova “carteira profissional ou carteira de trabalho” e pude finalmente receber o título de profissional de “Técnico em Eletrônica” e mais ainda, já devidamente registrado junto ao CREA! Show de Bola! 😆
- A partir daí trabalhei para algumas empresas sempre (ou quase sempre) atuando na minha área de formação, e a primeira destas empresas que me abriu as portas (diga-se de passagem: antes mesmo de eu me formar na área), foi também a empresa de pequeno-médio porte que me permitiu chegar a ser líder da equipe de eletrônica, e a partir daí, vários projetos e criações eletrônicas foram desenvolvidas, com ênfase para um pequeno dispositivo alimentado por 12VDC e conectado à um PC via conexão Serial (RS-232), que simplesmente “ISOLAVA” o tal saída do PC “eletricamente” falando, do equipamento de potência (Motor AC), utilizando acoplamento óptico na faixa dos 10KV. Tal dispositivo terminou definitivamente com os problemas recorrentes na empresa de que quando tempestades atmosféricas estavam a caminho ou já em “pleno vapor”, onde a incidência de raios era (e é até os dias atuais) enorme, de avariar (queimar mesmo) os computadores e (muitas das vezes) todos os outros dispositivos conectados a este.
- Depois de passar por este realizador trabalho profissional e oportunidade nesta empresa, tive outras oportunidades, não muitas (nunca fui muito fã de ficar mudando de “rotinas”, apesar de que algumas vezes isso é inevitável), mas que também valeram e acrescentaram bastante na minha jornada e currículo profissional. Veja um pouco mais sobre meu Currículo Vitae diretamente na plataforma do LinkedIn.
- Este blog – eletronicaparatodos.com – tem o objetivo principal de oferecer aos novatos no mundo da eletrônica, aos principiantes, aos intermediários estudantes e até mesmo avançados técnicos e engenheiros eletrônicos o melhor deste mundo eletrônico, mas sem nenhuma pretensão de conseguir agradar a todos (até porque pessoalmente creio que isso seja tarefa quase impossível).
- Neste espaço, neste blog, neste singelo diário eletrônico, iniciarei e terei sempre como objetivo compartilhar de forma totalmente gratuita, com todo e qualquer estudante e aspirante de saber sobre o mundo da Eletrônica, minhas próprias (e muitas das vezes “super antigas”) anotações, meus resumos sobre componentes eletrônicos (meio sem nexo algumas vezes no meu próprio entender, risos), mas com certeza sempre disponíveis a partir de hoje para qualquer pessoa que pense, deseje, queira e vá em frente na nossa queridíssima eletrônica! 😉
- Observação: Apesar de estar aqui escrevendo um diário eletrônico (chamado por todos como Blog) para vocês e eu também, jamais teria ou terei a pretensão de ser o “dono do saber”, o “dono da verdade”, ou qualquer outro tipo de “dono e/ou senhor” de “alguém e/ou alguma coisa”. Portanto, nenhum leitor, seguidor, comentador, etc., estará obrigado a nada, restrito a nada, reservado e/ou privilegiado a nada, AQUI neste singelo, mas de respeito espaço TODOS somos iguais e com idênticos direitos, portanto, lembrem-se sempre que tudo e/ou qualquer questão será resolvida, mas lembrando que devemos respeitar o “tempo” de cada um presente por aqui, sem utilizarmos de qualquer tipo de “ofensa”, (seja ofensa pessoal, moral, racial, ou de qualquer outra forma e/ou tipo) JAMAIS!
- Desejo a todos uma excelente leitura, um fluido aprendizado, um gostoso momento de saber e um prazeroso tempo de “alongamento intelectual“! (risos – Ah! para você e para mim também sempre…) 😉
- Muita Prosperidade, Muita Paz e Muita Luz para TODOS Vocês meus visitantes, curiosos, estudantes, professores, engenheiros, técnicos, tecnólogos, cientistas, assinantes, blogueiros(as), correspondentes, curiosos e curiosas, e por aí vai, hahaha…(por estas bandas daqui não há nem haverá limites para publicação da ciência, da eletrônica, do respeito, do carinho, da sabedoria, da união, do intelecto, dos estudos e a lista segue sem fim minha gente!) Vamos em frente! 💡
Você precisa fazer login para comentar.