Este post tem a intenção de falar sobre os vários aspectos e peculiaridades encontradas neste fundamental componente eletrônico – o Capacitor.
Falaremos também sobre variados tipos de capacitores (cerâmicos, poliéster, eletrolíticos, tântalo, etc), por isso ao decorrer da leitura, não foque ou pense em apenas um certo tipo de capacitor, pelo contrário, imagine as situações que serão descritas a seguir como se você mentalmente “estivesse substituindo” um determinado tipo de capacitor, por outro de capacitância diferente, e até mesmo imagine a possibilidade real de utilizar capacitores de diferente material/composição pra substituição.
-
FATO SOBRE AS LETRAS UTILIZADAS NO MARCAÇÃO DO CORPO DOS CAPACITORES DE POLIÉSTER:
A letra ao lado dos números encontrada em capacitores de poliéster, refere-se à tolerância destes capacitores, e significam o seguinte:
J = 5% K = 10% M = 20%
-
FATOS E CURIOSIDADES GERAIS SOBRE OS CAPACITORES ELETROLÍTICOS:
→ É recomendado, que ao medirmos capacitores eletrolíticos no capacímetro, caso o valor medido pelo aparelho seja INFERIOR ao valor impresso no corpo do capacitor, então este mesmo capacitor está ruim, avariado, e portanto por boa prática e para evitar dores de cabeça futuramente (tendo que buscar falhas intermitentes no circuito por exemplo) deveria ser descartado e substituído por um novo de igual valor.
- Uma das primeiras declarações que você encontrará ao ler um texto de introdução à Eletrônica é:
→ Um capacitor bloqueia corrente contínua (DC), mas, Atenção! Desde que você aplique um Potencial Elétrico Constante ao capacitor, então esta afirmação será Verdadeira. 💡
- NOTA SOBRE A CONSTANTE DE TEMPO DE CARGA DE UM CAPACITOR:
→ Depois de cada constante de tempo, que é 1 segundo, (se tivermos um capacitor de 1000uF e um resistor de 1KΩ, o capacitor adquire outros 63% da diferença de potencial elétrico entre a carga que ele tinha e a tensão de alimentação do circuito!
(T)empo = (R)esistência x (C)apacitância
→ Caso estivéssemos em um mundo de componentes perfeitos, o processo de carga de um capacitor continuaria infinitamente. No mundo real podemos dizer arbitrariamente: Depois de cinco constantes de tempo (aproximadamente 5 segundos), a carga do capacitor estará tão próxima de 100% que podemos considerar o processo como concluído.
-
…AINDA SOBRE O ACOPLAMENTO E DESACOPLAMENTO DE SINAIS PELOS CAPACITORES:
→ Um capacitor boqueia corrente contínua (DC).
→ O mesmo capacitor permitirá a passagem de uma breve flutuação, independentemente da direção do fluxo de corrente elétrica.
→ O capacitor então acumula cargas.
→ OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Quando um capacitor é posicionado em um circuito para “deixar passar” a corrente alternada (AC) e bloquear corrente contínua (DC), é chamado de Capacitor de Acoplamento. Pois ele pode permitir que um sinal trafegue de uma parte do circuito para outra, enquanto bloqueiam suas tensões contínuas (DC).
💡 Isso nos leva a uma importante conclusão!
→ Uma vez que a corrente alternada (AC) é uma rápida série de pulsos relativamente negativos e relativamente positivos, um capacitor permitirá sua passagem!
→ O tamanho do capacitor será importante. Quando os substituímos por valores de capacitância menores, percebemos que eles respondem mais brevemente. Um capacitor menor permite a passagem de flutuações de alta frequência, mas bloqueiam flutuações de baixa frequência, e este comportamento é útil em várias aplicações, incluindo áudio. Lembre-se que sinais de áudio são uma forma de corrente alternada (AC), pois eles flutuam rapidamente!!!
- Medindo e Monitorando a Temperatura com Arduino (Sensor LM35) - 5 de setembro de 2021
- Controle de Cargas através de Entrada Analógica com Arduino - 30 de agosto de 2021
- REVIEW E DICAS – ALICATE AMPERÍMETRO (UNI-T UT210E PRO) - 28 de agosto de 2021
1 thoughts on “ESTUDOS, FATOS & CURIOSIDADES SOBRE CAPACITORES NO MUNDO DA ELETRÔNICA”