CONHECENDO E UTILIZANDO A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO `Python` E Raspberry Pi 3 PARA EMULAR O FAMOSO `Snake Game`

Snake Game rodando na placa Raspberry Pi 3 programado com Python 3

Snake game rodando na placa Raspberry Pi 3 programado com Python 3

 

Fala Pessoal! Tudo bom?  😉 

 

Então, hoje vamos falar de Programação, de Raspberry Pi, de linguagem de programação  Python, e por aí vai!  😀 

 

Bom, este post não vai ser tão longo (será?! risos, vocês já me conhecem né), mas a minha ideia de postá-lo surgiu, justamente porque eu também estou “estudando” (estudar sempre é bom 🙂) sobre a placa Raspberry Pi (especificamente a Raspberry Pi 3 Modelo B) e sobre a linguagem de programaçãoPython“!  🙄 

 

 

Neste “exercício” para treinar nosso desenvolvimento utilizando a linguagem de programação Python (especificamente a versão Python 3 e se possível com uma IDE), iremos “recriar/emular” o famoso jogo “Snake” (aquele velho jogo da cobrinha que come frutas).

Para começarmos a realizar este feito, ou seja, criar o joguinho e emular/jogar no próprio Raspberry Pi 3, iremos instalar uma biblioteca “externa” ao Raspberry Pi, que neste caso, é uma biblioteca chamada “pygame“.

 

PS: A título de informação, mas bem importante para sabermos a “origem das coisas” :), a biblioteca “pygame” foi desenvolvida originalmente por Pete Shinners, e a intenção do desenvolvedor foi a de criar uma coleção de módulos Python (sim, escritos utilizando a linguagem de programação Python), exclusivamente projetados para adicionar nova funcionalidade à linguagem Python – funcionalidade, essa, especificamente concebida para facilitar a escrita de jogos utilizando a linguagem de programação Python. Cada um dos módulos presentes na “pygame”, fornece uma função exigida pelos mais modernos jogos, incluindo som, gráficos, suporte de rede, etc.

PS.2: Todavia devemos lembrar que também é completamente possível “criar” jogos sem necessariamente fazer uso da biblioteca externa – “pygame“! Mas não vamos esquecer que utilizando a mesma, o “caminho” fique “facilitado”!  😳 

 

 

Antes que possamos escrever o programa, claro, necessitamos instalar a biblioteca externa “pygame” para podermos ter acesso a mesma dentro de nosso programa Python, então, caso estejamos já utilizando uma versão/distribuição/variante do sistema operacional Debian (Raspbian por exemplo…), realizar esta tarefa será tão simples quanto digitar a seguinte linha no CONSOLE ou TERMINAL:

sudo apt-get install python-pygame

OBS: No caso de que você tenha uma outra variante/distribuição do sistema operacional, então o mais recomendado é que baixe os arquivos-fonte diretamente do site oficial do “pygame” em http://www.pygame.org/download.shtml

E então, depois destes passos iniciais, vamos finalmente ao código-fonte completo do game Snake – ou melhor – jogo da Cobrinha.  😳  🙄  😎 

FINALMENTE, depois de tudo isso, depois de digitar todo o código acima (é muito melhor para quem está aprendendo que utilizar o famoso COPIAR e COLAR), salvamos o programa com o nome que desejarmos (ex: raspberrypicobra.py) e “rodamos” o mesmo selecionando ‘Run Module‘ do menu Run do IDLE IDE, ou genericamente, digitando ‘python raspberrypicobra.py’ no Terminal/Console. O jogo inicia assim que o programa for carregado/compilado.

 

 💡  Pessoal, vou preparar um pequeno video do joguinho rodando aqui mesmo na minha placa Raspberry Pi 3!  

 

Gostaram?

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Quando compartilhamos conhecimento “engrandecemos” primeiramente a nós mesmos, mas vemos o “mesmo poder” sendo distribuído e oferecido gratuitamente a todos que estejam buscando este mesmo conhecimento para criar na melhor das ideias e intenções, outras ideias bacanas para ajudar e oferecer ao mundo!  💡  😀  ❗ 

Rodrigo Costa
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