Fala Pessoal! Tudo Bom com Vocês?! 😀
Espero muito que SIM! 😉
💡 Bom, neste projeto, ou melhor, neste “protótipo de projeto” 🙄 , nós vamos montar um Dado Eletrônico na Protoboard utilizando apenas um botão (pushbutton) e uma pequena matriz de LEDs 8×8 baseada no CI MAXIM MAX7219! 😉
O “dado eletrônico ao ser jogado“, que na realidade essa situação é representada ao pressionarmos o botão (pushbutton), faz com que o pequeno microcontrolador Atmel ATtiny85 de 8 Bits comece “a trabalhar” para “pensar” e realizar a tarefa de mostrar no display, na pequenina matriz de LEDs 8×8, o resultado do “pensamento“, que será representado fielmente ao mostrar na matriz de LEDs um número “x” de pequenos LEDs ligados, formando números que como em qualquer dado convencional, pode ir do 1 ao 6! 😀
COMPONENTES NECESSÁRIOS PARA MONTAGEM DO DADO ELETRÔNICO:
(1) Placa Franzininho;
(1) Protoboard;
(1) Matriz de LED 8×8 – MAX7219;
(1) Pushbutton;
(1) Resistor de 1KΩ;
(Alguns) Jumpers.
BIBLIOTECAS NECESSÁRIAS PARA INCLUSÃO NO SKETCH VIA IDE ARDUINO:
Para “rodar” o Sketch do Dado Eletrônico na Franzininho com Sucesso, bom, então é necessário que a gente instale uma nova biblioteca (caso ainda não a tenha disponível), na IDE do Arduino.
- Clique aqui para baixar a biblioteca LedControl
- Descompacte o arquivo .zip para obter “a pasta” chamada LedControl
- Mova essa pasta renomeada, LedControl para a pasta chamada “libraries/bibliotecas” na IDE do Arduino
- Então, finalmente, reabra a IDE do Arduino.
VAMOS VER O ESQUEMÁTICO DO DADO ELETRÔNICO NA PROTOBOARD:
E AGORA, O CÓDIGO PARA TORNAR NOSSO DADO ELETRÔNICO, + QUE FUNCIONAL!
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 |
/* * PROGRAMA: DADO ELETRÔNICO UTILIZANDO MATRIZ DE LEDS (8x8 - MAX7219) E ATTINY85 MCU * BLOG: https://www.EletronicaParaTodos.com * Rodrigo Costa - Manaus/AM * 16.03.2017 * ---------------------------------------------------------------------- * OBS: A partir deste programa conseguimos VALORES REALMENTE ALEATÓRIOS! * ---------------------------------------------------------------------- * Agradecimentos: Rui Santos */ #include "LedControl.h" #include "binary.h" /* * Definimos os pinos para Matriz de Leds * DIN conecta ao pino 2 * CLK conecta ao pino 1 * CS conecta ao pino 0 */ LedControl lc=LedControl(2,1,0,1); //1 max7219 // Definimos padrões binários para cada número do dado (1 a 6) byte zero[] = { B00000000, B00000000, B00000000, B00000000, B00000000, B00000000, B00000000, B00000000}; byte um[] = { B00000000, B00000000, B00000000, B00011000, B00011000, B00000000, B00000000, B00000000}; byte dois[] ={ B00000000, B01100000, B01100000, B00000000, B00000000, B00000110, B00000110, B00000000}; byte tres[]={ B11000000, B11000000, B00000000, B00011000, B00011000, B00000000, B00000011, B00000011}; byte quatro[]={ B00000000, B01100110, B01100110, B00000000, B00000000, B01100110, B01100110, B00000000}; byte cinco[]={ B11000011, B11000011, B00000000, B00011000, B00011000, B00000000, B11000011, B11000011}; byte seis[]={ B00000000, B11011011, B11011011, B00000000, B00000000, B11011011, B11011011, B00000000}; int pinoBotao = 4; int resultado = 0; void setup() { pinMode(pinoBotao, INPUT); lc.shutdown(0,false); // Se o pino de entrada analógica 5 estiver desconectado, leia análogo aleatório // o ruído fará com que a chamada para randomSeed () gere // diferentes números de sementes cada vez que o programa/sketch é executado. // randomSeed () irá então tornar a função random() aleatória. randomSeed(analogRead(5)); // Ajustamos o brilho da matriz de leds para um valor médio lc.setIntensity(0,7); // Limpamos o display lc.clearDisplay(0); } void loop() { //lc.clearDisplay(0); resultado = random(1, 7); if (digitalRead(pinoBotao)){ rolaDado(); } delay(50); } void rolaDado(){ //int resultado = 0; int tempoDadoRolando = random(10, 15); for(int i=0; i<tempoDadoRolando; i++){ // A variável resultado vai assumir um valor entre 1 e 6 resultado = random(1, 7); mostraResultado(resultado); delay(100 + i * 10); } for(int i=0; i<2; i++){ mostraResultado(0); delay(500); mostraResultado(resultado); delay(250); } } void mostraResultado(int resultado){ if(resultado==0){ lc.setRow(0,0,zero[0]); lc.setRow(0,1,zero[1]); lc.setRow(0,2,zero[2]); lc.setRow(0,3,zero[3]); lc.setRow(0,4,zero[4]); lc.setRow(0,5,zero[5]); lc.setRow(0,6,zero[6]); lc.setRow(0,7,zero[7]); } else if(resultado==1){ lc.setRow(0,0,um[0]); lc.setRow(0,1,um[1]); lc.setRow(0,2,um[2]); lc.setRow(0,3,um[3]); lc.setRow(0,4,um[4]); lc.setRow(0,5,um[5]); lc.setRow(0,6,um[6]); lc.setRow(0,7,um[7]); } else if(resultado==2){ lc.setRow(0,0,dois[0]); lc.setRow(0,1,dois[1]); lc.setRow(0,2,dois[2]); lc.setRow(0,3,dois[3]); lc.setRow(0,4,dois[4]); lc.setRow(0,5,dois[5]); lc.setRow(0,6,dois[6]); lc.setRow(0,7,dois[7]); } else if(resultado==3){ lc.setRow(0,0,tres[0]); lc.setRow(0,1,tres[1]); lc.setRow(0,2,tres[2]); lc.setRow(0,3,tres[3]); lc.setRow(0,4,tres[4]); lc.setRow(0,5,tres[5]); lc.setRow(0,6,tres[6]); lc.setRow(0,7,tres[7]); } else if(resultado==4){ lc.setRow(0,0,quatro[0]); lc.setRow(0,1,quatro[1]); lc.setRow(0,2,quatro[2]); lc.setRow(0,3,quatro[3]); lc.setRow(0,4,quatro[4]); lc.setRow(0,5,quatro[5]); lc.setRow(0,6,quatro[6]); lc.setRow(0,7,quatro[7]); } else if(resultado==5){ lc.setRow(0,0,cinco[0]); lc.setRow(0,1,cinco[1]); lc.setRow(0,2,cinco[2]); lc.setRow(0,3,cinco[3]); lc.setRow(0,4,cinco[4]); lc.setRow(0,5,cinco[5]); lc.setRow(0,6,cinco[6]); lc.setRow(0,7,cinco[7]); } else if(resultado==6){ lc.setRow(0,0,seis[0]); lc.setRow(0,1,seis[1]); lc.setRow(0,2,seis[2]); lc.setRow(0,3,seis[3]); lc.setRow(0,4,seis[4]); lc.setRow(0,5,seis[5]); lc.setRow(0,6,seis[6]); lc.setRow(0,7,seis[7]); } } |
Resumo Final do nosso “protótipo”:
Neste projeto desenvolvemos e montamos um Dado Eletrônico que pode realmente ser utilizado para horas e horas de diversão com nossos familiares e/ou amigos, principalmente quando estamos jogando os “antigos” jogos de tabuleiro. 🙄 😎
E O PROJETO CONCLUÍDO, será que funciona? COMO FICA?! 🙄
Clica em Play e “Vombora” ver o que dá no final! 😎 :
Espero que tenham gostado do projetinho! 🙂
COMPARTILHEM! 😉
Forte Abraço,
Rodrigo Costa.
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bom dia professor a cada dia fascinado pela Eletrônica ,
Fala meu Amigo Alberlanio! Tudo Bom?!
É muito gratificante ler uma mensagem assim! 🙂
E realmente, a Eletrônica é mesmo uma ciência fascinante! 😉
Seja sempre muito bem-vindo!
Forte Abraço,
Rodrigo Costa.